Um morador de 66 anos de Deodápolis foi vítima de um golpe de phishing (ataque realizado por meio de ligações telefônicas) que resultou em uma transferência de R$12.999,00 no dia 14/11/2023. Tudo começou com uma mensagem supostamente da empresa LIVELO, associada a pontos, seguida por um contato de um falso funcionário do Banco do Brasil através do número 11 98435-9465.
Conforme apurou o Site Ivinoticias, o golpista alegou que os cartões, conta e aplicativo estavam bloqueados e instruiu a vítima a ir até um caixa eletrônico do Banco do Brasil para cancelar transações no valor de aproximadamente R$ 58.000,00 e desbloquear os aplicativos e a conta. Para isso, solicitou que a vítima enviasse a mensagem "AJUDA" e clicasse em um link para realizar o cancelamento e desbloqueio.
Após seguir as instruções, a vítima realizou um PIX no valor de R$12.999,00 da conta do Sicredi (Ag 0903; Conta 45363-5) para Thayna Lanches (CNPJ 52.543.792/0001-44), agência destinatária 0001 / 278027475-4, sem fornecer senhas ou informações da conta do Sicredi.
Ao perceber algo suspeito, o idoso interrompeu a ligação. Posteriormente, outro indivíduo, supostamente do Sicredi, ofereceu orientações de segurança contra possíveis golpes. O filho da vítima, munido das informações, contatou o 0800 do Sicredi para bloquear o aplicativo e o cartão, além de contestar a transferência realizada.
Esse caso reforça a importância da cautela ao receber mensagens ou ligações suspeitas, principalmente solicitando informações pessoais ou financeiras.