Glória de Dourados, 28 de Março de 2024
Terça, 21 de Junho de 2022 - 07h43
Inverno pode ser o mais frio dos últimos anos em MS; confira previsão para a estação

MidiaMax
frio inverno
Efeito La Niña deve contribuir para as baixas temperaturas - (Foto: Leonardo de França/Midiamax)

inverno deverá ser mais frio do que em anos anteriores no Mato Grosso do Sul. A estação conhecida pelas baixas temperaturas começa às 5h14 (horário de MS) desta terça-feira - 21 de junho - e se estende até 22 de setembro. Além do frio mais intenso, a seca será notável, com tendência de chuvas até 50% abaixo da média climatológica.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Clima de Mato Grosso do Sul), é previsto a continuidade da La Ninã entre os meses de julho, agosto e setembro. Com isso, o inverno deverá ser mais rigoroso que o normal, com possibilidade de maior número de massas de ar frias.

Além disso, a previsão mostra uma tendência de que as chuvas ficarão entre 40 a 50% abaixo da média climatológica durante o mesmo trimestre, com volume previsto entre 50 a 300 mm. Nas regiões do Bolsão e  as chuvas variam entre 50 a 100mm e na região do Cone-Sul Mundo Novo entre 200 a 300 mm.

Características do inverno em Mato Grosso do Sul

O inverno é considerada a estação mais fria do ano. Além da que das temperaturas, também é característica da estação, noites mais longas e dias mais curtos.

As baixas temperaturas observadas durante o inverno, favorecem a formação de geadas e nevoeiro/neblina.

Vale lembrar que as condições apresentadas durante o inverno favorecem o aumento de incêndios florestais impactando em perdas de biodiversidade, perdas de qualidade do solo, problemas de saúde, alterações nos regimes de chuvas, entre outras consequências.

La Niña até 2023

A OMM (Organização Meteorológica Mundial) confirmou que a atuação da La Niña dever persistir até agosto de 2022. Alguns modelos matemáticos indicam que ela poderá se estender até o início de 2023.

Casos como esse só ocorreram outras duas vezes desde 1950: de 1973 à 1976 e de 1998 à 2001.

 atual da La Niña teve início em outubro de 2021. Nos meses de janeiro a março de 2022, apresentou um decréscimo na intensidade, permanecendo na classificação de intensidade fraca, ou seja, com valores superiores à -0,9°C, mas inferiores à -0,5°C.

Em abril e maio de 2022, estas anomalias se fortaleceram, registrando valores de até -1,1°C, permanecendo na intensidade moderada.

A La Niña é um fenômeno climático caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Pacífico Equatorial e de mudanças na circulação atmosférica tropical, impactando os regimes de temperatura e chuva em várias partes do globo, incluindo a América do Sul.

 
© 2012 - 2017 - GloriaInforma - Todos os Direitos Reservados